Lidar com os poros abertos está longe de ser uma tarefa fácil. Comum em quem possui a pele oleosa, o quadro costuma ganhar destaque devido ao excesso de oleosidade e o acúmulo de impurezas no rosto, como maquiagem. Justamente por isso, a limpeza da pele tem um papel importante na redução dos poros abertos.
Poros abertos: o que são?
Muito se fala sobre os poros abertos, mas poucos sabem o que caracteriza essa condição. Embora sejam facilmente confundidos com cravos, os poros abertos costumam surgir na zona “T” do rosto, especialmente no nariz e nas bochechas. A pele com poros abertos apresenta pequenos ‘buraquinhos’ ou orifícios responsáveis pela eliminação de secreção sebácea, popularmente conhecida como oleosidade.
Ainda que seja uma condição comum da pele oleosa, os poros abertos também podem surgir em outros tipos de pele. Nesse caso, a principal diferença está no nível da dilatação. Todo mundo possui pele com poros abertos, maiores ou menores e diferentemente distribuídos em várias áreas do corpo. Normalmente, eles se apresentam em maior quantidade no rosto.
É possível fechar os poros abertos?
Uma das principais dúvidas entre as pessoas com a pele oleosa é sempre a mesma: é possível acabar com os poros abertos? A condição pode ser atenuada. Nesse caso, a limpeza de pele é uma medida de suma importância para cuidar dos poros abertos. Outra grande arma contra oleosidade, manchas e poros dilatados é o peeling HOLLYWOOD PEEL com máscara carbônica que promove o efeito porcelana na pele. O ideal é realizar o procedimento com determinada frequência, assim como manter uma rotina de skincare específica para pele oleosa.
Além da limpeza da pele, é importante investir em um protetor solar com toque seco e em dermocosméticos com ácidos que ajudam no controle da oleosidade, como os alfa-hidroxiácidos. Dessa forma, é possível evitar que o excesso de brilho se deposite ao redor dos poros abertos, provocando uma textura e aparência pouco agradável.
Além da rotina de skincare, existem outros cuidados com a pele oleosa que devem ser mantidos para evitar os poros abertos. Deve-se evitar produtos ou maquiagens cremosas e comedogênicas, substituindo por fórmulas leves e com controle de oleosidade. Por fim, lembre-se de que a alimentação é outro ponto que pode influenciar na saúde da pele oleosa. Evite alimentos gordurosos e que aumentam o índice glicêmico para prevenir os poros abertos.
Gostou deste artigo ? Compartilhe !
Comments