Como Escolher o Melhor Repelente
São tantas opções de repelentes à venda que é normal ter dúvidas na hora da compra. Fatores como a composição, duração e a formulação devem ser considerados. Mas fique tranquilo, pois vamos te explicar agora!
Natural, Icaridina, IR 3535 ou DEET? Verifique o Ingrediente Ativo!
Os ingredientes ativos são as substâncias que atuam para expelir dos insetos. Os mosquitos, por exemplo, atacam as pessoas com a ajuda de sensores que possuem nas antenas. A função do repelente é justamente fazer com que essas pragas acabem sendo expelidas pelo efeito desses ativos. As opções são:
Repelente Natural: Uma Opção mais Ecológica
Um tipo de repelente muito buscado é o natural. Com uma busca rápida é possível descobrir que há um grande número de plantas que são repelentes naturais de mosquitos. Dentre os repelentes naturais mais encontrados no mercado, a citronela, hortelã e lavanda são os mais comuns. Contudo, esses repelentes costumam durar menos de 2 horas na pele, o que é bem pouco comparado a outros repelentes. Apesar de serem naturais, gestantes e crianças não devem usar esses produtos sem indicação médica. Além disso, o uso excessivo pode causar irritações na pele.
Icaridina: Efeito mais Duradouro
Dentre os componentes ativos mais comuns nos repelentes vendidos no Brasil a Icaridina, também chamada de hydroxyethyl isobutyl piperidine carboxylate ou picaridin, é o que oferece maior duração na pele, de 5 a 10 horas. Como dura mais, exige menos aplicações, o que faz o produto ter melhor rendimento! Os repelentes com concentração de Icaridina menor que 25% são recomendados para crianças com mais de 2 anos. De qualquer forma, em crianças, o ideal é usar apenas produtos que indiquem no rótulo que são próprios para uso infantil.
IR 3535: Único Indicado para Bebês com Mais de 6 Meses
Quer um repelente para crianças pequenas? Os produtos com ingrediente ativo IR 3535, também chamado de Ethyl Butylacetylaminopropionate, costumam ser indicados para bebês a partir de 6 meses e também são eficazes em adultos. Contudo, isso pode variar de acordo com o produto então, sempre verifique. Lembrando que, segundo o Ministério da Saúde, em bebês com menos de 6 meses não é indicado usar nenhum tipo de repelente. Bebês dessa idade devem ser protegidos com mosqueteiros e roupas grossas de mangas longas. O tempo de duração na pele dos produtos a base de IR 3535 é de aproximadamente 4 horas.
DEET: Seguro para Gestantes, é o Ingrediente Ativo mais Comum
O ativo DEET, chamado também de N-dimetil-meta-toluamida ou N,N-dietil-3-metilbenzamida, é o mais facilmente encontrado entre as marcas. Produtos com esse ingrediente costumam ser indicados para gestantes, mas nunca deixe de consultar o seu médico. A média de duração na pele é de 2 a 8 horas. Assim como a Icaridina, também pode ser usado em crianças com mais de 2 anos. Contudo, no caso do DEET é necessário que sua concentração seja de até 10%. Por isso, prefira produtos que indiquem no rótulo que são indicados para crianças. Qualquer repelente deve ser aplicado, no máximo 3 vezes por dia.
As Embalagens em Spray e Aerossol são mais Práticas
Na hora da compra de um repelente, você vai encontrar 4 formatos de produto: spray, aerossol, gel e loção. A forma em loção, em geral, apresenta odor mais suave. O gel tem secagem rápida e não escorre ao passar na pele.
Já o spray e aerossol são os mais práticos de fácil aplicação, já que é possível aplicar diretamente na parte do corpo que deseja proteger, sem a necessidade de espalhar com as mãos. Apesar da semelhança, o spray e aerossol apresentam algumas pequenas diferenças.
O spray geralmente exige várias borrifadas para obter a quantidade certa de produto. Já o aerossol libera o produto por quanto tempo for necessário, pressionando-o longamente apenas 1 vez. Além disso, o aerossol funciona mesmo com o produto de cabeça para baixo. Facilitando a aplicação nas pernas, por exemplo.
Se For Sensível a Odores, Prefira Repelentes sem Cheiro ou Fragrância Suave
Você procura algum repelente sem odor ou com fragrância suave? Fique tranquilo, que essas opções podem ser encontradas. A opção sem odor é um pouco mais rara, em comparação ao com a fragrância. Mesmo que essas opções não estejam em todos os produtos, vale a pena buscar por eles. No entanto, é importante saber que o repelente indicado como sem fragrância é diferente daquele sem odor. O produto sem fragrância é aquele que não possui perfume na composição, mas isso não significa que não tem cheiro. Inclusive, pode até ter algum odor desagradável. Tome cuidado antes da compra!
Comments