top of page

Chegaram os mosquitos ! Você sabe escolher o melhor repelente para sua pele ?


Como Escolher o Melhor Repelente

São tantas opções de repelentes à venda que é normal ter dúvidas na hora da compra. Fatores como a composição, duração e a formulação devem ser considerados. Mas fique tranquilo, pois vamos te explicar agora!

Natural, Icaridina, IR 3535 ou DEET? Verifique o Ingrediente Ativo!

Os ingredientes ativos são as substâncias que atuam para expelir dos insetos. Os mosquitos, por exemplo, atacam as pessoas com a ajuda de sensores que possuem nas antenas. A função do repelente é justamente fazer com que essas pragas acabem sendo expelidas pelo efeito desses ativos. As opções são:

Repelente Natural: Uma Opção mais Ecológica

Um tipo de repelente muito buscado é o natural. Com uma busca rápida é possível descobrir que há um grande número de plantas que são repelentes naturais de mosquitos. Dentre os repelentes naturais mais encontrados no mercado, a citronela, hortelã e lavanda são os mais comuns. Contudo, esses repelentes costumam durar menos de 2 horas na pele, o que é bem pouco comparado a outros repelentes. Apesar de serem naturais, gestantes e crianças não devem usar esses produtos sem indicação médica. Além disso, o uso excessivo pode causar irritações na pele.



Icaridina: Efeito mais Duradouro

Dentre os componentes ativos mais comuns nos repelentes vendidos no Brasil a Icaridina, também chamada de hydroxyethyl isobutyl piperidine carboxylate ou picaridin, é o que oferece maior duração na pele, de 5 a 10 horas. Como dura mais, exige menos aplicações, o que faz o produto ter melhor rendimento! Os repelentes com concentração de Icaridina menor que 25% são recomendados para crianças com mais de 2 anos. De qualquer forma, em crianças, o ideal é usar apenas produtos que indiquem no rótulo que são próprios para uso infantil.


IR 3535: Único Indicado para Bebês com Mais de 6 Meses

Quer um repelente para crianças pequenas? Os produtos com ingrediente ativo IR 3535, também chamado de Ethyl Butylacetylaminopropionate, costumam ser indicados para bebês a partir de 6 meses e também são eficazes em adultos. Contudo, isso pode variar de acordo com o produto então, sempre verifique. Lembrando que, segundo o Ministério da Saúde, em bebês com menos de 6 meses não é indicado usar nenhum tipo de repelente. Bebês dessa idade devem ser protegidos com mosqueteiros e roupas grossas de mangas longas. O tempo de duração na pele dos produtos a base de IR 3535 é de aproximadamente 4 horas.



DEET: Seguro para Gestantes, é o Ingrediente Ativo mais Comum

O ativo DEET, chamado também de N-dimetil-meta-toluamida ou N,N-dietil-3-metilbenzamida, é o mais facilmente encontrado entre as marcas. Produtos com esse ingrediente costumam ser indicados para gestantes, mas nunca deixe de consultar o seu médico. A média de duração na pele é de 2 a 8 horas.  Assim como a Icaridina, também pode ser usado em crianças com mais de 2 anos. Contudo, no caso do DEET é necessário que sua concentração seja de até 10%. Por isso, prefira produtos que indiquem no rótulo que são indicados para crianças. Qualquer repelente deve ser aplicado, no máximo 3 vezes por dia.



As Embalagens em Spray e Aerossol são mais Práticas

Na hora da compra de um repelente, você vai encontrar 4 formatos de produto: spray, aerossol, gel e loção. A forma em loção, em geral, apresenta odor mais suave. O gel tem secagem rápida e não escorre ao passar na pele. 


o spray e aerossol são os mais práticos de fácil aplicação, já que é possível aplicar diretamente na parte do corpo que deseja proteger, sem a necessidade de espalhar com as mãos. Apesar da semelhança, o spray e aerossol apresentam algumas pequenas diferenças. 


O spray geralmente exige várias borrifadas para obter a quantidade certa de produto. Já o aerossol libera o produto por quanto tempo for necessário, pressionando-o longamente apenas 1 vez. Além disso, o aerossol funciona mesmo com o produto de cabeça para baixo. Facilitando a aplicação nas pernas, por exemplo.


Se For Sensível a Odores, Prefira Repelentes sem Cheiro ou Fragrância Suave


Você procura algum repelente sem odor ou com fragrância suave? Fique tranquilo, que essas opções podem ser encontradas. A opção sem odor é um pouco mais rara, em comparação ao com a fragrância. Mesmo que essas opções não estejam em todos os produtos, vale a pena buscar por eles. No entanto, é importante saber que o repelente indicado como sem fragrância é diferente daquele sem odor. O produto sem fragrância é aquele que não possui perfume na composição, mas isso não significa que não tem cheiro. Inclusive, pode até ter algum odor desagradável. Tome cuidado antes da compra!

44 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page