top of page

Estresse pode causar queda de cabelo? Saiba como amenizar o problema e conquistar fios saudáveis

A queda de alguns fios de cabelo durante o dia é natural, mas quando começa a ser exagerada, é um sinal de alerta. Os fatores que favorecem esse problema são: caspa, falta de vitaminas e, muito comum nos últimos tempos, o estresse. Mas, será que o estresse, de fato, pode ocasionar a queda capilar? Olha só!

Entenda por que acontece a queda de cabelo e o que pode ocasioná-la

O cabelo possui um ciclo de crescimento e queda. Uma das principais causas para a queda é a fragilidade da haste do cabelo, que ocorre em pessoas que realizam muita química, como tinturas e alisamentos. Nesse caso, a queda acontece por quebra do fio. Além desse fator, o problema também pode estar associado a questões de saúde, como as hormonais, falta ou excesso de vitaminas, anemia, estresse, cirurgias, infecções, medicamentos fortes, caspa, entre outros. Sendo assim, o ideal é consultar um dermatologista para avaliar a situação e indicar o tratamento ideal.

Veja quais fatores favorecem a queda do cabelo

A realização de múltiplos processamentos capilares e o uso de ferramentas de calor, como secadores e chapinhas, com frequência, danificam muito os fios, cooperando para sua quebra. A presença de dermatite seborreica - caspa - no couro cabeludo também pode intensificar a queda.

O estresse pode causar a queda capilar?

O estresse também pode promover queda de cabelo, já que tem influência sobre o ciclo de atividade dos folículos pilosos, antecipando o estágio de queda. Geralmente, quando a causa é o estresse, é comum que caia uma grande quantidade de cabelo. Porém, esse tipo de queda é reversível, desde que a causa seja tratada e eliminada.

Saiba como amenizar a queda de cabelo e quais são os tratamentos recomendados

O primeiro passo para amenizar a queda é fazer uma análise detalhada para entender o que está ocasionando o problema. No entanto, o uso de shampoos antiqueda pode ser uma boa solução para deixar as madeixas mais maleáveis e resistentes; enquanto os anticaspa são indicados para tratar o couro cabeludo em casos de dermatite seborreica - já que a doença favorece a queda capilar. Podem ser usadas vitaminas para o fortalecimento do cabelo e medicamentos de aplicação local para evitar a queda e ajudar no crescimento das madeixas, além do microagulhamento, a intradermoterapia, o LED/LASER capilar sempre acompanhados da tricoscopia, que realizamos com o auxílio de um microscópio com luz polarizada específico.

Nossa clínica está de portas abertas para melhor diagnose e tratamentos disponíveis com a máxima eficiência e responsabilidade.


157 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page