top of page

Meus truques para cuidar da pele no verão !

Queridos pacientes, um feliz 2021 e desejos de um verão e de todo um ano de muita paz e saúde. Hoje minha contribuição será abrir um pouco da minha rotina de cuidados básicos que cabem bem tanto para a pele masculina quanto para a feminina. Meus cuidados imprescindíveis para uma pele bonita no verão.

Chegar ao fim do verão com a pele saudável parece ser uma tarefa impossível - sol, cloro, água do mar, suor... São tantas ameaças que nem sempre sabemos como nos proteger corretamente. Embora pareça difícil, problemas como ressecamento, manchas e até micoses podem ser evitados com cuidados simples.


Controle a oleosidade e pare de sofrer com o brilho no rosto


Para aqueles que precisam de cuidados redobrados com a pele oleosa durante o calor, use sabonetes líquidos ou em espuma com ativos que controlam a oleosidade, depois aplique um tônico e finalize com um bom hidratante matificante. Friso aqui a importância de usarmos produtos específicos para o nosso tipo de pele. Se necessário, higienizo também a área do peito e das costas, e nunca faço limpeza mais de 2 vezes por dia, pois a pele pode produzir mais sebo e até aumentar a oleosidade. Outra dica é deixar lenços umedecidos na bolsa, no trabalho ou no carro, apenas para retirar o excesso de oleosidade durante o dia.


Dedos e virilha sempre secos para evitar micoses

Um dos problemas de pele mais comuns do verão são as micoses, principalmente por conta do aumento de suor e as visitas mais frequentes a praias e clubes. Após o banho, é indicado secar bem as áreas de dobras, principalmente entre os dedos e virilha, para evitar frieiras e fungos. Os cuidados devem ir para além do banho, principalmente para quem sofre muito com o suor. Uma dica é secar essas áreas com uma toalha de papel no intervalo do trabalho, ou mesmo o uso de talco nos pés. Na piscina ou chuveiro do clube, lembre-se de calçar os chinelos e evitar pisar descalço no chão molhado.


A limpeza da pele deve ser diária

Fazer a limpeza da pele diariamente em casa, usando sabonete específico para o seu tipo de pele, que pode ser complementada com um tônico facial. Lembrando que sabonete esfoliante é pra ser usado no máximo uma vez por semana. Além disso, uma limpeza de pele mais profunda - para tratar acne, por exemplo - deve ser feita com um profissional uma vez ao mês ou a cada dois meses, dependendo do tratamento e do tipo de pele. Eu, por exemplo, faço extração manual dos cravos com uma esteticista que trabalha no meu próprio consultório.


Ressecamento da pele e dos fios também tem solução


Quem nunca ficou com a pele e os cabelos ressecados após uma temporada de água do mar e piscina com cloro? Recomendo o uso de hidratantes para o corpo a base de ureia, vitamina E, alantoina e óleo de semente de uva diariamente após o banho para tratar a pele durante os dias de viagem. No cabelo, a dica é usar leave-in e máscaras hidratantes com uma frequência maior. Após o banho de mar ou piscina, vou logo lavar o corpo com água limpa ou água thermal, para retirar cloro e sal.


Cuidados com o sol vão além do protetor solar



O uso do protetor solar é essencial para evitar queimaduras, manchas e o câncer de pele. Mas é preciso usá-lo corretamente ou então a proteção não é garantida. Reaplico o produto a cada duas horas se estiver em áreas de grande exposição, como a praia, sem me esquecer dos óculos escuros, bonés ou chapéus, de preferência com abas grandes. O ideal é um FPS entre 30 e 40 para o dia a dia e acima de 50 na exposição, lembrando que os protetores em gel e fluido são menos resistentes à água e ao suor do que os cremes mais espessos. Também devemos respeitar os horários menos críticos de exposição ao sol: antes das 10h e após às 16h, pois a concentração de radiação solar é maior entre 10 e 16 horas.


PS : Teremos nosso aguardado botox day dia 15/01/2021.

51 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page