Muito se questiona aqui no Brasil sobre o uso oral do Minoxidil e seus possíveis efeitos colaterais.
Pois hoje trago um estudo que pode acalentar a alma de quem sofre com esse questionamento. Um estudo novo traz informações sobre a segurança do uso do Minoxidil oral em pacientes com arritmia e hipertensão.
Os autores avaliaram através de estudo retrospectivo multicêntrico de pacientes com hipertensão ou arritmia tratados com Minoxidil em baixas doses para qualquer tipo de alopecia em cinco centros do Brasil e da Espanha, de janeiro de 2018 a abril de 2022.
A conclusão foi que o tratamento mostrou um perfil de segurança favorável em pacientes com hipertensão ou arritmia, semelhante à população geral. Os efeitos adversos sistêmicos mais comuns foram tontura e retenção de líquidos, que melhoraram após ajuste ou retirada do medicamento.
Claro que o ponto fraco desse estudo foi a falta de um grupo controle e a falta de medição objetiva da pressão arterial e do eletrocardiograma dos pacientes.
Via de regra na prática clínica o minoxidil oral se mostra efetivo, seguro e com alta adesão ao tratamento em comparação à fórmula tópica em solução hidroalcóolica tradicional.
Cauhe JJ, Pirmez R, Ramos PM, Melo DF, Quijano DO, Moreno-Arrones OM, Corralo DS, Redondo RG, Gelbard AH, Sanabria BD, Restom D, Porriño-Bustamante ML, Ortega CP, Rico EB, Nieto DF, Ramos M, Olasolo PJ, Galvan SV. Safety of low-dose oral minoxidil in patients with hypertension and arrhythmia: a multicenter study of 264 patients. Actas Dermosifiliogr. 2023 Aug 29:S0001-7310(23)00679-8. English, Spanish. doi: 10.1016/j.ad.2023.07.019. Epub ahead of print. PMID: 37652097.
Comments