top of page

Pele oleosa: como cuidar? Quais erros na rotina de skincare podem piorar a oleosidade da pele?


Você tem a pele oleosa e não sabe por onde começar a sua rotina de skincare? Fique sabendo que essa é uma situação muito comum entre os donos desse tipo de pele. A oleosidade no rosto é resultado da produção excessiva de sebo e outras características da pele oleosa, como poros dilatados e a formação de cravos e espinhas.

  • Limpeza da pele oleosa

O primeiro passo para cuidar da pele oleosa é a limpeza feita com sabonete ou gel de limpeza para pele oleosa seguido por um tônico adstringente. Muito mais do que um simples ato de higiene, essa etapa da rotina de skincare ajuda a controlar a oleosidade do rosto, desobstruir os poros entupidos e evitar a formação de cravos e espinhas.

Pensando no que é bom para a pele oleosa, essa limpeza precisa ser feita duas vezes ao dia: logo pela manhã e à noite, antes de dormir. Com o objetivo de regular a oleosidade da pele, é importante que o paciente escolha produtos com ativos que amenizam todas as características incômodas.

  • Hidratante para a pele oleosa

A pele oleosa precisa sim (e muito) de hidratação para evitar o efeito rebote da oleosidade após a limpeza. A hidratação evita que as glândulas sebáceas sejam estimuladas a produzir mais óleo para combater o ressecamento do rosto que fica após a higiene.

O melhor hidratante para pele oleosa é aquele produto que não apresenta substâncias que estimulam a produção de sebo na sua composição. O recomendado é apostar em um produto que contenha ingredientes que proporcionam uma hidratação profunda sem pesar, como o ácido hialurônico.

  • Protetor solar para pele oleosa

A exposição solar é outro fator que prejudica a pele oleosa. O excesso de sol, pode acabar causando o ressecamento do rosto e estimulando as glândulas sebáceas, resultando no famoso efeito rebote. Outro problema que a falta de proteção pode causar é a acne solar - quadro causado pelo surgimento de espinhas após exposição direta à radiação do sol. Para driblar essas condições, é importante incluir na rotina de skincare um bom protetor solar para pele oleosa.

Esse produto é importante para que o tratamento de oleosidade e da acne seja mais eficaz. O protetor vai ajudar a prevenir a formação e piora das marcas de espinhas, controlar a oleosidade, evitar o ressecamento, além de proteger a pele contra os raios UVA e UVB.

  • Uso de séruns para a pele oleosa

A textura sérum é a mais recomendada para a pele oleosa, graças ao seu poder de alta absorção. Ele possui uma combinação única de ativos que formam o complexo tri-ácido, que auxilia na renovação da pele e na melhora das marcas de acne, típicas na pele oleosa.

  • Vitamina C para pele oleosa

A vitamina C pura é um ativo que todos os tipos de pele devem usar, principalmente a pele oleosa. Ao contrário do que muita gente pensa, a vitamina C pura no veículo correto não causa aumento da oleosidade, muito menos a formação de espinhas no rosto. Tudo o que você precisa é apostar no produto certo, com qualidade, eficácia e segurança comprovados por testes clínicos.

Erros na rotina de skincare que podem piorar a oleosidade da pele:

  • Não lavar o rosto duas vezes ao dia;

  • Lavar o rosto com água quente;

  • Não usar um bom hidratante para a pele oleosa;

  • Dormir de maquiagem;

  • Usar produtos oleosos e que obstruem os poros;

  • Tomar sol sem protetor solar.

*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!

32 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page