Dentre as principais manchas na pele, o melasma é uma das mais comuns entre as mulheres, especialmente aquelas entre 25 e 40 anos. Isso porque, diferente de outras marcas, elas costumam surgir durante a gravidez, devido ao uso prolongado de pílula anticoncepcional e até mesmo após intensa exposição solar. Mas será que o melasma tem cura? Existem métodos simples para tratar as manchas escuras na pele? Pensando em desvendar essas e outras dúvidas, eu Dr Guilherme Linzmeyer reuni todas as informações sobre o assunto. Veja só!
Melasma: o que é?
O melasma nada mais é do que manchas escuras na pele causadas por diferentes fatores, não somente quando há exposição direta à luz solar. Esse tipo de mancha amarronzada tem como causas genética, exposição solar, hormônios femininos, stress, poluição ambiental e calor. Geralmente, essas manchas na pele costumam aparecer bastante na região da bochecha, testa e buço e podem chamar a atenção para o aumento do tamanho de sinais que a paciente já possui e a piora de marcas de acne.
Afinal, melasma tem cura?
Embora o melasma ainda não tenha uma cura exata, existem muitos tratamentos que ajudam a clarear as manchas escuras na pele. Elas podem ser difíceis de tratar, já que as causas são diversas e, muitas vezes, é necessário tratar todas elas simultaneamente para ter um bom resultado. Ainda assim, você pode se manter sem as manchas de melasma por muito tempo desde que as trate.
Como é feito o tratamento do melasma?
Se as manchas de melasma já são uma realidade para você o melhor tratamento para o quadro é o tópico associado ao laser Q switched ND YAG. Aplicar produtos clareadores ainda tem benefício para quem tem manchas escuras na pele. Nesse caso, a que chamamos de fórmula tríplice é a melhor opção, mas usamos também outros clareadores como complemento. Outro produto que deve fazer parte do tratamento do melasma é o protetor solar. O paciente deve ter sempre em mente que se proteger do sol também é necessário, já que alguns estudos científicos mostram que a proteção solar clareia as manchas na pele e isso vale para todas as áreas expostas. Por isso, usar o protetor solar somente no rosto não protege a pele do melasma já que a radiação induz a formação de melanina. Além disso, optar por procedimentos em consultórios, como peelings, microagulhamento e lasers para pigmentos, também pode ajudar a amenizar e tratar o melasma. Mas lembre-se: é importante optar por um profissional qualificado para garantir um bom resultado.
Os cuidados necessários com as manchas de melasma
Assim como acontece com outros tipos de manchas na pele, existem alguns hábitos que podem agravar o melasma e contribuir para o surgimento de outras marcas. A exposição solar, por exemplo, é um deles. Em primeiro, segundo e terceiro lugar vem o sol para agravar as manchas escuras na pele. Mas, além disso, o calor e os hormônios femininos também podem contribuir para o quadro. Outro fator responsável por piorar o melasma é a gravidez, já que o período costuma ter uma grande quantidade de hormônios circulantes. Por isso, o ideal é evitar o contato com o sol, passar o filtro solar corretamente e, durante a gravidez, usar vitamina C tópica depois do terceiro trimestre de gestação.
Ficou com dúvidas? Agende sua avaliação conosco. Você certamente se sentirá muito satisfeita/o.
Comments